• Junho de 2018
Home / Artigos / Tendências e Tecnologia

Tendências e Tecnologia

Curso on-line não é luxo. É estratégia!

Curso on-line não é luxo. É estratégia!

Já se vai o tempo em que para treinar profissionais de diferentes níveis em uma ou diversas regiões geográficas era preciso investir altos valores e construir um cronograma gigantesco detalhando ações de logística.  

Ano após ano, o investimento em cursos on-line vem se tornando uma estratégia cada vez mais importante para a qualidade e o resultado dos negócios, independente do tamanho da empresa.

Além de ser uma solução acessível para quem compra, os cursos on-line trazem grandes benefícios, tais como a democratização do conhecimento, o engajamento e a mobilização do time em busca de resultados.

Por meio da tecnologia, o treinamento dos profissionais torna-se muito mais simples e prático, pois além de estar constantemente disponível, o conteúdo muitas vezes permite o acesso em qualquer lugar e o melhor, a qualquer momento.

Hoje é cada vez mais comum encontrar pequenos e grandes varejistas aderindo à tecnologia para zelar pelo desenvolvimento de seus times e, consequentemente encantar o consumidor.

Segundo pesquisa recente realizada pela ABTD, atualmente o varejo é o segmento que mais investe no formato on-line em suas ações de treinamento.

Para que você tenha ideia, apenas em 2017 o volume de treinamentos no varejo cresceu 9%.

Engana-se quem acredita que o investimento em on-line seja voltado apenas aos temas mais importantes do varejo, tais como vendas e atendimento ao cliente.

Gradativamente o investimento em cursos on-line vem ganhando espaço também como meio de desenvolvimento e aprimoramento de habilidades consideradas fundamentais para as empresas.

Por exemplo, imagine o quanto um Gerente de loja com habilidades em Marketing, Logística e RH seria ainda mais completo?

Essa é uma das possibilidades que o treinamento on-line promove: conectar pessoas aos mais diversos conteúdos, de maneira fácil e prática, independente da distância e do horário.

Outra característica importante que o investimento em cursos on-line possui é a pluralidade de formatos.

Se você já ouviu falar em termos como m-learning, gamification ou storytelling e não sabe exatamente do que eles tratam, acredite: é hora de conhecer o que cada um destes formatos pode fazer por você, seu time e os resultados da sua empresa.

Cada um deles se refere a algumas das principais tendências em cursos on-line e já estão transformando o modo como informações, conteúdos e exercícios de fixação são apresentados.

Mas, você pode estar se perguntando: como posso ter certeza de que fiz um bom investimento?

Ao optar por um curso on-line, além das vantagens citadas, em geral também é possível obter relatórios cada vez mais detalhados, que vão desde o tempo que cada usuário navegou pelo conteúdo, passando por resultados de performance nas atividades propostas, ou mesmo, o nível de alinhamento do profissional aos objetivos da empresa.

Este, por sinal é mais um ponto importante favorecido pela tecnologia, uma das conquistas do momento que estamos vivendo e que certamente continuará em evolução ano após ano.

Por isso, lembre: investir em cursos on-line não é luxo, mas sim, uma necessidade cada vez mais urgente e importante para toda empresa que desejar ir além.

Pense nisso!

Rodrigo Anunciato

Posts Recentes