• Outubro de 2018
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Estudo da Sodexo aponta que equipes com equilíbrio de gênero alcançam melhores resultados no trabalho

A Sodexo, líder mundial em Serviços de Qualidade de Vida, identificou que as equipes gerenciadas por uma combinação equilibrada de homens e mulheres são mais bem sucedidas em uma série de medidas. O estudo único, que teve duração de cinco anos, coletou e analisou dados de mais de 50 mil gestores, de 70 entidades em todo o mundo.

De acordo com o levantamento, as margens operacionais, a satisfação do cliente e a retenção de funcionários, entre outros indicadores de desempenho chave, foram maiores entre as equipes com igualdade de gênero, o que significa uma proporção entre 40% a 60% de mulheres para homens.

Andreia Dutra, presidente da Sodexo On-site Brasil e membro do Women’s International Forum for Talent (SWIFT) - grupo criado em 2009 para acelerar o equilíbrio de gênero dentro da companhia, por meio do impulso pessoal, compromisso e incentivo dos líderes a nível global - acredita que este tipo de levantamento mostra a importância do tema dentro das empresas. “O estudo aponta que estamos no caminho certo no que diz respeito ao alcance de resultados esperados sobre o tema. Na Sodexo On-site Brasil, por exemplo, já contamos com 70% dos colaboradores e 50% do Comitê de Liderança Regional compostos por mulheres”, comenta a presidente.

Rohini Anand, PhD, Vice-Presidente Sênior de Responsabilidade Corporativa e Diretora de Diversidade Global da Sodexo, enfatiza: "Esses resultados adicionam uma nova e convincente dimensão a um crescente corpo de pesquisa que demonstra os benefícios empresariais da equidade de gênero. A natureza distintiva do estudo, com o exame de indicadores de desempenho financeiros e não financeiros em tantos níveis de gerenciamento e o pipeline para a liderança, é uma parte significativa da imagem geral sobre a importância do gênero na força de trabalho para resultados aprimorados", finaliza a VP. 

PRINCIPAIS RESULTADOS DO ESTUDO SOBRE EQUILÍBRIO DE GÊNERO DA SODEXO:

• As margens operacionais aumentaram significativamente entre equipes mais balanceadas em termos de gênero, do que em outras equipes.
• As entidades com equilíbrio de gênero tiveram uma taxa média de retenção de colaboradores que foi oito pontos percentuais maior do que em outras entidades.
• As entidades com equilíbrio de gênero tiveram uma taxa média de retenção de clientes que foi nove pontos percentuais maior do que em outras entidades.
• As entidades com equilíbrio de gênero tiveram uma taxa de engajamento de funcionários que foi 14 pontos percentuais maior do que em outras entidades.
• As entidades com equilíbrio de gênero viram o número de acidentes diminuírem 12 pontos percentuais mais do que outras entidades.

Este estudo único de equilíbrio de gênero da Sodexo baseia-se em pesquisas internas e externas anteriores e amplifica o compromisso da companhia com a igualdade de gênero e uma cultura inclusiva.

A Sodexo, já é líder em diversidade e inclusão, e está lançando novas bases na equidade de gênero. Hoje, mundialmente, as mulheres representam 50% do Conselho da empresa. Além disso, 32% dos cargos de liderança sênior são ocupados pelas mulheres em todo o mundo – o que significa um aumento de 6% nos níveis mais altos, desde 2013. As posições de gerenciamento médio e gerenciamento de operações são equilibradas em 46%. Atualmente, 59% da força de trabalho total atua em entidade  com equilíbrio de gênero na gestão. A Sodexo comprometeu-se a atingir 40% de mulheres em cargos de liderança sênior até 2025 e associou 10% de bônus a essa métrica.

Leia o estudo completo aqui: https://tinyurl.com/ycxyulrs 

A Sodexo foi nomeada para o Índice de Igualdade de Gênero de 2018 da Bloomberg por seu avanço na igualdade de gênero e também foi reconhecida como vencedora do prêmio Catalyst em 2012. Em 2017, a Sodexo ficou no top 10 da revista "Top 50 Companies for Diversity", da Revista DiversityInc pelo nono ano consecutivo e na lista das melhores empresas para mulheres multiculturais, pela Working Mother Magazine. A companhia também foi reconhecida três vezes pela Revista Fortune em 2017, fazendo parte da lista “World's Most Admired Companies” (As Empresas mais Admiradas do Mundo), da lista” Change the World” (Mude o Mundo) e da lista FORTUNE 500.

Sobre a Sodexo           

Fundada em 1966 por Pierre Bellon, em Marselha, a Sodexo é líder global em serviços que melhoram a qualidade de vida, um fator essencial para o desempenho dos indivíduos e das organizações. Presente em 80 países, a Sodexo atende 100 milhões de consumidores todos os dias por meio de uma combinação exclusiva de Serviços On-site, Serviços de Benefícios e Incentivos, além de Serviços Pessoais e Domiciliares. Por meio de mais de 100 tipos de serviços, a Sodexo proporciona aos clientes uma oferta integrada desenvolvida em mais de 50 anos de experiência: serviços de alimentação, recepção, manutenção e limpeza, até gestão de equipamentos e instalações; desde cartões de benefício e programas que promovem o engajamento de colaboradores por meio de soluções que simplificam e melhoram sua gestão de despesas e mobilidade, até assistência residencial, creches e serviços de concierge. O sucesso e desempenho da Sodexo são pautados em sua independência, no modelo de negócio sustentável, e na capacidade de desenvolver e incentivar a participação de seus 427.000 colaboradores por todo o mundo. 


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