• Novembro de 2017
Home / Artigos / Recursos Humanos

Recursos Humanos

Recrutamento: O ato permanente de reunir

Grupo Friedman


"Bons funcionários são difíceis de encontrar." Esta é uma das reclamações mais comuns entre os lojistas. Por que, para muitos, isto é um problema? Por que é difícil encontrar bons funcionários?

É verdade que a oferta de vendedores em potencial está ficando cada dia menor, enquanto a demanda aumenta. É esperado que a disputa por trabalhos comissionados em vendas mantenha-se forte, devido ao maior potencial de ganho proporcionado pelo varejo.

Portanto, os lojistas têm de ser competitivos com relação ao pacote de benefícios e compensações para tornar o emprego de vendedor mais atraente em sua empresa. Também é verdade que os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho possuem, por exemplo, conhecimentos de Informática, o que lhes abre mais opções em um primeiro emprego.

Mas ainda existem candidatos muito bons por aí. Você apenas não pode esperar encontrá-los sem possuir um sistema que atraia pessoas suficientes para que tenha opções de escolha, dando a si mesmo tempo para decidir.

Bons funcionários não são necessariamente difíceis de encontrar, só são difíceis de encontrar rapidamente. O recrutamento não deve ser uma reação à existência de vagas.

Um bom exemplo é o recrutamento militar. Eles recrutam o ano inteiro. Não espere até precisar das pessoas. O recrutamento eficaz é um ato permanente de reunir "bons funcionários" potenciais em oposição à necessidade desesperada de encontrar alguém. Se você fizer isso, não terá de procurar quando precisar de uma pessoa. Só precisará escolher.

O recrutamento reativo é muito mais oneroso e menos eficaz do que o recrutamento proativo. Pense nisto: e se você administrasse seu estoque dessa maneira? E se você esperasse até que seus itens mais procurados fossem vendidos antes de encomendar mais? Quantas vendas seriam perdidas? Por que, então, não tomar o mesmo cuidado com sua equipe e manter um "estoque" de vendedores potenciais? Eles não costumam ser tão facilmente substituídos ou localizados quanto um produto.


Artigo extraído e adaptado do PART – Programa de Atração e Retenção de Talentos, do Grupo Friedman

Posts Recentes