• Novembro de 2017
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Recursos Humanos

Remuneração: Como preparar um programa justo

Grupo Friedman


Ao preparar um programa de remuneração para sua loja, você deve ter em mente que os critérios adotados devem sempre levar em conta o desempenho do funcionário e, acima de tudo, valorizar a justiça. A seguir, apresentamos alguns pontos fundamentais para que o programa alcance os objetivos em sua empresa. O seu programa sempre deve...

- Acentuar a percepção do funcionário quanto a um tratamento justo

Frequentemente, os funcionários ficam desmotivados por sentirem que não estão sendo recompensados de modo justo por seu desempenho. É daí que surge a atitude do tipo “esta não é minha função” ou “eu não ganho pra isso.” Se você pagar aos vendedores o mínimo possível, é provável que eles trabalhem com a mesma filosofia. Mas se perceberem que proporcionar um excelente atendimento ao cliente também resulta num maior contracheque, haverá muita motivação para “fazer o melhor” na loja.

- Prevenir ou minimizar os pedidos de aumento

Faz parte da rotina de um empregador ser “imprensado” com pedidos de aumento. Tem sempre alguém achando que tem direito a um aumento. Geralmente isto se relaciona ao fator tempo. Se um funcionário se tornou mais lucrativo para você, porque sua produtividade aumentou e, no entanto, seu ganho pessoal não aumentou, ele tem todo o direito de esperar um aumento de salário. Se sua produtividade não aumentou, ele não tem motivo para tal.

- Fácil de entender e calcular

Seu sistema de remuneração deve ser fácil o suficiente para que os funcionários possam calculá-lo sem precisar de uma calculadora. Deve ser possível ao funcionário calcular, com facilidade, quanto dinheiro ele ganhou após cada venda realizada. Se o programa de remuneração for complicado demais, não permitirá uma aplicação imediata. É muito estimulante quando o vendedor faz uma boa venda e pode dizer a si mesmo: “Acabo de acrescentar $10 ao meu contracheque!”

- Recompensar os produtivos

Sistemas de remuneração mal-estruturados podem acabar recompensando o mau desempenho e penalizando o desempenho excepcional. Ou estes sistemas não se baseiam no desempenho em vendas, ou se baseiam no desempenho do grupo, em vez de no desempenho individual. O motivo pelo qual se pagam comissões é o de recompensar ou estimular a produtividade - recompensar as pessoas pelas habilidades em satisfazer clientes com seu produto. A não ser que os indivíduos sejam compensados por sua contribuição pessoal para o sucesso da loja, alguém certamente vai ficar no prejuízo.


Extraído e adaptado do PART – Programa de Atração e Retenção de Talentos

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