• Novembro de 2017
Home / Artigos / Recursos Humanos

Recursos Humanos

O \"novo\" mercado de trabalho

José Luis Amancio


Nos últimos 20 anos, com o advento da Era da Informação e da Internet e as expectativas exageradas em relação ao mundo virtual e a nova economia, houve uma revolução sem precedentes no mercado de trabalho.

Esta revolução foi causada basicamente pelo uso indiscriminado do computador e informatização das empresas, criando-se ferramentas maravilhosas e uma infinidade de siglas (B2B – Business To Business, B2C – Business to Consumer, ERP – Enterprise Resource Package, ERM – Employee Relationship Management, CRM – Customer Relationship Management, BI – Business Intelligence), porém, em alguns momentos, foi ignorado que no centro de tudo isto estão as pessoas e elas é que fazem a real diferença.

Diversas empresas investiram milhões em equipamento e tecnologia, esquecendo, porém, de investir na tecnologia na gestão do conhecimento/capital humano e retenção de talentos, tão comumente conhecida como humanidade.

Geralmente nos preocupamos tanto com investimentos em equipamentos, tecnologia, acompanhar a próxima onda, que nos esquecemos das pessoas que tornam tudo isto possível.
No topo da organização estão executivos com MBA, MIM e outras tantas qualificações, pessoas de grande talento e brilhantismo, porém por vezes falta uma comunicação efetiva entre o topo da empresa e o restante da organização na busca por uma visão empresarial única e comprometimento comum na organização.

Sob meu ponto de vista, alguns fatores chave de uma estratégia bem sucedida para o mercado de trabalho seriam:

a) Comunicação: Estabelecer uma comunicação bilateral entre o topo e a base da empresa, objetivando a integração da visão corporativa com as possibilidades reais, construindo, assim, o consenso de ambas as partes em relação à realidade.

Uma comunicação truncada ou falha pode custar muito à empresa , pois irá atrasar ou inviabilizar planos estabelecidos inicialmente.

b) Gestão do Capital Humano: Identificar e reter os melhores potenciais, tendo em mente que uma boa pessoa com um treinamento correto se torna um bom profissional, ao passo que o oposto nem sempre é verdadeiro.

Portanto, neste tópico, o desafio é identificar e treinar o potencial humano da empresa e, com isto, desenvolver uma lealdade e relacionamento com os funcionários, o ERM (Employee Relationship Management).

Mais do que nunca, as pessoas estão sendo apresentadas a uma nova realidade, onde não se tem mais uma descrição de cargo ou estabilidade e, ao invés disto, devemos começar a ter uma descrição de resultados a serem atingidos.

Portanto, deve-se buscar dar condições necessárias para que os colaboradores gerem os resultados esperados.

c) Comprometimento: Com uma correta comunicação dos objetivos e contando com a gestão efetiva do capital humano, o comprometimento (da alta administração, média gerência e colaboradores em geral) é fundamental para poder unir todas estas peças e começar a construir uma nova mentalidade empresarial efetiva e de empregabilidade sustentável.

d) Gestão da Mudança: A única constante nos últimos tempos tem sido a mudança. As evoluções sociais, tecnológicas e políticas estão ocorrendo numa velocidade cada vez maior.
Mais do que novas tecnologias, formas de gestão ou dominar outros idiomas, uma nova disciplina se faz necessária: a gestão da mudança.

Além de ter novas ferramentas, as pessoas têm que aprender novas formas de pensar, e descobrir inicialmente o que fazer com as novas tecnologias e desafios.

As pessoas têm que ser estimuladas a buscar novos usos para a tecnologia, gerando empregos, melhorando a qualidade de vida e dando um maior fôlego para a economia e, por conta disto, tanto as pessoas como as empresas saem ganhando.

Boa sorte e muito sucesso!


José Luis Amâncio (financeir@globo.com) é economista, com especialização em comércio eletrônico, planejamento empresarial e logística.

Posts Recentes