• Novembro de 2017
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Como preparar sua loja para vender mais

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Por Wagner Campos

Diz o ditado que “quem vê a cara não vê o coração”. Muito singelo e romântico quando se trata de amor ao próximo, porém, sem qualquer aplicação ao comércio, pois em um mercado competitivo e com os clientes cada vez mais exigentes e seletivos, a “cara” do estabelecimento será totalmente responsável pela quantidade de visitas que o mesmo passará a ter.

Podemos entender que a “cara” de uma loja seja exatamente sua área externa, ou seja, a fachada. A fachada é toda a área frontal da loja, incluindo muros, paredes, luminosos e demais equipamentos de comunicação.
Para que uma loja se diferencie de seus concorrentes deve causar um primeiro impacto que seja positivo e eficaz. A utilização de cores adequadas em fachadas e a arte dos luminosos podem transmitir vários significados diferentes que poderão ou não chamar a atenção dos clientes.

A fachada da loja deve despertar o interesse dos clientes logo nos primeiros segundos, caso contrário, passará despercebida. Para que o cliente seja ainda mais atraído é importante que a vitrine auxilie no destaque da loja e dos produtos. Caso não exista vitrine em sua loja, procure adequar as sugestões deste artigo ao acesso da loja e áreas nobres de exposição dos produtos.

A vitrine deve ser renovada com frequência. Esta renovação tem várias finalidades: mostrar os tipos, modelos e cores de produtos, evitar o cansaço pela falta de criatividade e até mesmo manter a boa conservação dos produtos expostos, pois, caso sofram com a incidência do sol, podem vir a perder suas características como cores, textura e qualidade.

Uma vitrine adequada mantém boa harmonia entre os itens expostos. Esta harmonia auxilia na identificação dos produtos e com os ambientes que seus clientes poderão utilizá-los, por exemplo. Misturar produtos com outros que não têm aderência ao seu uso ou ambiente pode desvalorizar os mesmos e não causar uma boa impressão.

A vitrine temática desperta a atenção, fica mais bonita e destaca melhor os produtos. Aproveite para fazer decoração de verão, outono, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças entre outros, pois isso sempre colabora na persuasão indireta dos clientes. Mas não se apegue apenas a datas comemorativas. Crie com frequência ambientes de acordo com o estilo de seus produtos. O importante é os clientes se identificarem com o que está sendo exposto e ter seu desejo de compra ampliado.

Procure conciliar a criação dos ambientes e decoração da vitrine de forma a manter uma identidade junto à imagem da empresa. Assim, cria-se uma identificação visual clara junto aos clientes e, sempre que desejarem determinados produtos, irão se lembrar primeiramente de sua loja.

Aproveite para trabalhar com variação de cores nas paredes ou móveis e equipamentos, no interior de sua loja. De acordo com o perfil de sua loja e seus clientes, utilize cores mais alegres ou neutras, frias ou quentes, de forma a aumentarem a harmonia no ambiente e torná-lo ainda mais agradável. Caso tenha painéis com imagens, divulgando os produtos, utilize-os também, mas sem exageros.


Wagner Campos é Consultor Empresarial, Diretor da True Consultoria e Especialista Varejo, Marketing e Logística. É Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Professor de MBA em Marketing e Vendas, MBA Gestão de Pessoas e nos cursos de graduação em  Administração, Marketing e Recursos Humanos. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco, Whirlpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia".
Contato para Palestras, Consultoria e Treinamentos F: (19) 3444.9599 - wagner@trueconsultoria.com.br - falecom@wagnercampos.com.br.

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