• Novembro de 2017
Home / Artigos / Operações

Operações

Fachada: o primeiro contato com o cliente

Celso Afonso Cabana Prado e Margaret Candossim


Quem não gosta de ser bem atendido e sentir-se em um ambiente agradável quando entra em uma loja? A organização interna é muito importante para conquistar a clientela. Mas não podemos esquecer que antes de chegar nesse ponto, o cliente precisa cruzar a porta, ou seja, precisa interessar-se e entrar na loja.

É neste momento que se torna necessário o cuidado com a apresentação do estabelecimento, ou seja, com a fachada do local. De nada vai adiantar um ambiente interno prático e bonito, se a entrada da loja espantar o cliente.

A atenção principal deve ser sempre voltada para o nome da loja. O ideal é colocar o nome do estabelecimento em destaque e, nas lojas de rua, a fachada deve apresentar a identificação do número e telefone. Informações como a marca de parceiros ou colaboradores, em excesso, podem “sufocar” o principal que é o NOME da sua própria loja. Além disso, muita informação provoca uma verdadeira poluição visual, o que não estimula ninguém a lançar um olhar mais atento.

E como montar a fachada então?

O bom gosto e a harmonia devem estar combinados na hora de se planejar a fachada. Confira as dicas abaixo:

Cor: A pintura é uma solução eficiente e econômica. Cores claras sujam com facilidade e não chamam tanta atenção. Utilize cores que destaquem a entrada do local;

Alumínio e derivados: reduzem os custos na hora de construir e são instalados rapidamente, porém, a longo prazo, podem gerar alguns pequenos gastos para a constante manutenção;

Revestimentos cerâmicos: com preços acessíveis, são de fácil aplicação e existem em variações antipixação. Tome cuidado para não exagerar na mistura de cores e motivos. Isso evita que a entrada de sua loja fique cansativa para quem olha.

Iluminação: Um bom arquiteto pode orientá-lo sobre algumas técnicas, como o back light, o front light ou o neon – todos interessantes para chamar a atenção, desde que estejam funcionando perfeitamente.

Além da escolha do material é preciso manter sempre a fachada em ordem, limpa e atraente a quem passa em frente ao local. A manutenção da fachada é essencial – esteja sempre atento às lâmpadas queimadas, adesivos sujos ou rasgados, pintura ou pastilhas muito sujas etc. Cuidados como esses se mostram eficazes na hora de manter a clientela e conquistar novos olhares.


Celso Afonso Cabana Prado e Margaret Candossim
Arquitetos e sócios-diretores da Candossim & Cabana Arquitetos Associados
www.candossimcabana.com.br

Posts Recentes