Promoção e merchandising para quê? Promoção e merchandising para quê?
Por Ronald Peach Jr.

Anunciantes e Varejistas se perguntam por que, para que e como fazer promoção em ponto de venda.

Na verdade, resultado é a palavra que resume a necessidade de qualquer empresa atuar fortemente em promoção e merchandising. O Popai-Brasil , em 1998, descobriu que 85% das decisões de marca são tomadas no PDV, em uma entrevista com 1860 pessoas em Super e Hipermercados de SP,RJ,RS e MG.

Recentemente, a Nielsen saiu com um estudo igualmente interessante, aonde aponta 53% dos consumidores indo aos mercados sem uma lista de compras, o que reforça a pesquisa do Popai, e 83% de pessoas que não levam em conta o preço após degustarem um produto satisfatoriamente. Surpreendente.

Desta forma, o ponto-de-venda representa um foco extraordinário para o anunciante. Lá, de posse do dinheiro, e de seu desejo de comprar, o consumidor liquida a operação, levando esta ou aquela marca. É a “Hora da Verdade”. Quantas vezes grandes investimentos em mídia tradicional são desperdiçados, pois ao se chegar no PDV, a concorrência está atuando forte. Fica evidente que o teatro do ponto-de-venda se torna, a cada dia, mais importante. É onde realmente as coisas acontecem.

Por parte dos varejistas, da mesma forma, o teatro é que permite reter o consumidor por mais tempo, consumindo mais. É o teatro que faz o ato de comprar um lazer, um entretenimento, uma experiência. Por isso, promoção e merchandising são, e por muito tempo serão, a solução para anunciantes e varejistas.

Ronald Peach Jr.
Presidente do grupo Outform Droid.
Formado em engenharia eletrônica pela Fundação Armando Álvares Penteado e membro do conselho e diretor do Comitê de Sinalização Digital do POPAI Brasil.


Tags: Marketing, Varejo, Varejista, Pdv
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