• Novembro de 2017
Home / Artigos / Marketing

Marketing

8 coisas que o McDonald’s pode te ensinar sobre sucesso

Quando Ray Kroc se tornou o agente de franquias dos irmãos Richard e Maurice McDonald, em 1955, há de se concordar que ninguém esperava que a companhia fosse atingir as proporções tomadas que observamos nos dias de hoje. São mais de 35 mil lojas espalhadas por 119 países ao redor do mundo que até hoje.

Quando Ray Kroc se tornou o agente de franquias dos irmãos Richard e Maurice McDonald, em 1955, há de se concordar que ninguém esperava que a companhia fosse atingir as proporções tomadas que observamos nos dias de hoje. São mais de 35 mil lojas espalhadas por 119 países ao redor do mundo que até hoje servem como modelo de negócios indiscutível.

O site Entrepreneur fez uma lista com 8 fatores que levaram o McDonald’s dominar o mundo ao longo dos últimos 61 anos. Dá uma conferida:

1 – O McDonald’s possui consistência em todas suas franquias

Não importa onde você esteja no mundo, pode ter certeza que quando entrar em um McDonald’s você terá uma experiência familiar a de seu país de origem no que diz respeito a cardápio, design de embalagem e marketing da empresa. Ray Kroc lançou a Hamburger University, uma escola preparatória que enfatiza a filosofia de que um “restaurante deve ser consistente em todos os níveis operacionais enquanto franquia, não importa o lugar do mundo”. Até hoje os funcionários da empresa passam por treinamento adequado a essa filosofia, que convenhamos já se provou estar correta.

2 – O McDonald’s estabelece uma presença de marca

O McDonald’s tem feito um excelente trabalho em colocar sua marca na cabeça das pessoas. Além dos arcos de ouro e o slogan “Amo muito tudo isso”, eles conseguiram criar uma experiência afetiva que nos leva diretamente até nossas infâncias. Mesmo que seja um consenso de todos que existam melhores produtos por aí no mercado, grande parte das pessoas possui um vínculo quase que inquebrável com a franquia – e é por isso que você vê muitos se declararem continuamente pelas batatas fritas da casa.

3 – O McDonald’s não tem medo de arriscar

Mesmo que já tenhamos falado sobre a consistência e padronização das franquias, o McDonald’s não tem medo de assumir riscos e fazer algo fora da caixa de seu menu tradicional. Conforme os anos se passaram, a companhia investiu em produtos para café da manhã, para crianças, McNuggets e “McTodoOResto” – o que o prefixo Mc antes de qualquer tipo de produto o lembra empresarialmente falando? A dica é o pingo no “i” de todos os “IAlgumaCoisa”.

4 – O McDonald’s adapta-se aos gostos de seus clientes

A razão que justifica o item anterior é que a companhia entende que é vital para os negócios se adaptar às necessidades e vontades de seus clientes. Um exemplo disso é quando as franquias retiraram de seu menu o tamanho “Super Size” e começaram a oferecer opções mais saudáveis, visto que a saúde alimentar, em um determinado momento, começou a ser um assunto bastante freqüente na mentalidade de seus clientes. Além disso, o McDonald’s também oferece uma série de produtos regionais que atendam a gostos locais de seus mais diversos clientes ao redor do mundo.

5 – O McDonald’s domina a arte do cross-sell

Cross-selling não é nada mais, nada menos que os números que o McDonalds oferece. Ao invés de pedir apenas um BigMac, você acaba por optar pelo Nº1, que vem acompanhado de fritas e refrigerante, por um preço mais camarada. Isso foi uma sacada gigantesca da administração da companhia, que entendeu que o mecanismo ajuda no aumento de vendas e transmite a sensação de custo-benefício ao cliente.

6 – O McDonald’s sabe como trabalhar com o produto humano

Funcionários do McDonald’s são obrigados a não somente trabalhar com o público consumidor, mas também com muitos colegas de trabalho. O trabalho em equipe é a chave essencial para quaisquer tipos de negócios que envolvam mais que apenas um produto humano e o McDonald’s é mestre nisso. Se você perguntar para ex-funcionários qual é a chave de sucesso para toda aquela operação maluca de fast-food funcionar, certamente a resposta será algo em torno de “meus companheiros de trabalho”.

7 – O McDonald’s sabe avistar e investir em talentos

Você sabia que 40% dos executivos por detrás do McDonald’s começaram como apenas funcionários? Isso porque a companhia sabe como filtrar talentos e investir nesse material humano. O McDonald’s é notavelmente conhecido por premiar funcionários que se dedicam além dos demais, investindo em uma relação de duas vias em que ambas as partes só tendem a crescer.

8 – O McDonald’s sabe a importância da filantropia

O McDonald’s também é bastante conhecido por seus serviços filantrópicos. A quem nunca foi pedida uma moedinha para ajudar as crianças com câncer? E esse tipo de iniciativa não se limita apenas aqui no Brasil, muito pelo contrário. Há casas de caridade, bolsas de estudo e programas de orientação do McDonalds espalhados por todo o mundo, pois seus administradores entenderam que é simplesmente maravilhoso para os negócios retribuir o mínimo que lhe é dado. Dividir esses valores com seus clientes acaba por fidelizar um determinado tipo de público e conseqüentemente, gerar mais renda, que gera mais identificação.

Fonte: http://startse.infomoney.com.br/

Posts Recentes