O comportamento do idoso perante as compras online O comportamento do idoso perante as compras online
Por Thamili Diniz

Quem aqui lembra do histórico comercial do Itaú que transformou duas simpáticas vovós em “Vovloggers”?

Meus amigos, Marketing é tudo nessa vida!!!

O banco Itaú de forma fantástica usou duas vovós para mostrar o quanto seu aplicativo é fácil de usar e isso com toda certeza, fez com que outros idosos passassem a utilizar o aplicativo digitau.

Confesso que o comercial é um dos meus preferidos, de fato ganhou o carisma do público e principalmente trouxe em destaque uma questão:

Como os idosos estão se portando em meio a tantas mudanças tecnológicas? Será que estão antenados?

Uma pesquisa feita pela Next Ecommerce em 2015 mostrou que cerca de 66% dos idosos na faixa dos 60 anos usam a internet com regularidade e 45% dos idosos já compram no ambiente digital.

É, e você achando que a vovó só acessava o facebook!!! (Enganou-se)

Atualmente, o ser humano está cada vez mais informado e isso vale também para nossos queridos avós. Embora o número dos idosos que utilizam a internet para realizar suas compras tenha aumentado, sabemos que a grande maioria não faz uso, nem mesmo possui um aparelho portátil. É sabendo dessa deficiência que nosso país possui, que diversos centros culturais tem oferecido cursos gratuitos aos idosos para interação com a tecnologia. Sim, nunca é tarde para aprender.

Recentemente, uma idosa de 94 anos se formou na faculdade fazendo bacharel em Escrita Criativa na Universidade de Southern New Hampshire no Havaí com nota máxima em todas disciplinas. (Informação postada pela Uol Notícias em 19/01/2017 - SP)

É claro que não precisamos ir tão longe (no caso de Havaí) para ver estas noticias, quem não se lembra do Sr. Leon de 84 anos que se formou em Direito em Goiânia e já era formado em Matemática e Ciências Contábeis? (Informação postada pelo G1 Bom dia Brasil - 22/04/2016)

Não podemos duvidar das habilidades de nossos queridos idosos, que de fato, conforme já foi comprovado, são capazes de aprender independente de sua idade.

É notável ver a disciplina desses idosos em aprender.

É vendo tantos casos de aprendizagem mesmo na velhice, que A Vila (Espaço Cultural - situada em Guarulhos na região da Grande São Paulo) disponibiliza cursos de Internet, Redes Sociais e Smartphone para proporcionar qualidade de vida a estas pessoas com mais de 50 anos. Essa iniciativa torna possível que pessoas acima dos 50 anos possam se adequar às mudanças tecnológicas que nós estamos passando.

Tudo hoje, gira em torno da internet. Nossa população a cada dia que passa é mais composta por idosos do que jovens, isso nos mostra que todos precisamos nos atualizar. A tendência do comércio online (E-commerce) é aumentar ainda mais, diminuindo assim as compras em lojas físicas.

As pessoas diziam: “ Ah eu prefiro comprar em loja física pois já recebo a mercadoria na hora”. O comércio online é tão acirrado que há determinados sites que se você comprar o produto até determinada hora, você recebe ele no mesmo dia. É por isso que há uma grande necessidade de ensinar os idosos a utilizar ainda mais a internet, inclusive para realizar suas compras online.

Aqui vai uma dica: Prepare-se!!! Há medida que aumenta o número de idosos é necessário que você, que tem loja virtual, possa se adaptar a esses novos clientes.

Mas, o que você, que possui uma loja virtual pode fazer?

Vou detalhar alguns passos que com toda certeza, pode ajudar os idosos a aumentar seu acesso a internet (basicamente, levando em consideração as reclamações de minha avó sobre o uso da internet).

1) Tenha boas imagens dos seus produtos e letras legíveis (problema de visão não é nada fácil, até eu que não sou idosa sofro com isso ao utilizar determinados sites de compra);

2) Faça um passo a passo (explique de forma simples como realizar a compra);

3) Pense como se você fosse um consumidor e então detalhe (agora que comprei, o que acontece? Preciso ligar na transportadora? Só aguardo?);

4) Esclareça que o cliente pode desfazer a compra se necessário e então novamente, faça um passo a passo disso;

5) Por último, porém não menos importante, entenda que em determinada idade a desconfiança aumenta por isso mantenha sempre um contato telefônico (seria interessante dar aquela ligadinha para o cliente que acabou de realizar a compra para confirmação dos dados, isso ajudaria muito e diminuiria a desconfiança deles)

Lembre-se um dia você terá a idade deles e com toda certeza iria querer ter um bom tratamento para esclarecer suas dúvidas.

Termino este artigo com uma frase que me chamou muita atenção, até para refletir mesmo no quanto fazemos para os outros. “À medida que você envelhecer, você descobrirá que tem duas mãos - uma para ajudar a si mesmo, e outra ajudar os outros”. Por isso, ajude! Pois um dia é você quem será ajudado.

Thamili Diniz é recém-formada em Gestão de Tecnologia em Marketing.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-comportamento-do-idoso-perante-as-compras-online-e-commerce/102518/
Tags: Idosos, Comportamento do consumidor, Compras online, Ecommerce
16/06/2017 - Expo Fórum de Marketing Digital
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
ecommerce marca consumidor varejo crise marcas estratégias vendas comércio marketing trade marketing branding negócios fidelização varejista neuromarketing consumo relacionamento concorrência comunicação

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront