• Dezembro de 2018
Home / Artigos / Gestão

Gestão

Setor de serviços tem queda em maio e...

Setor de serviços tem queda em maio e precisará se adaptar para reduzir prejuízo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última semana os dados de maio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que revelou uma queda de 3,8% no volume de serviços prestados na comparação do quinto com o quarto mês do ano. Isso se deve em grande parte a greve de caminhoneiros, que afetou o país inteiro nas duas últimas semanas de maio.

A paralisação atingiu praticamente todos os setores do Brasil, principalmente os pequenos e médios empresários que, por terem um faturamento menor do que o das grandes companhias, sentiram um impacto direto na hora de fechar as contas do mês. De acordo com Rodrigo Martins, criador e CEO da startup Via, que oferece uma plataforma de gestão para pequenas e médias empresas, o mais importante agora é o poder de reação desses empresários. 

“É necessário fazer uma análise das contas do negócio e repensar onde é possível economizar, já que esse faturamento perdido durante a greve dificilmente será totalmente recuperado”, explica. O especialista também dá algumas dicas de gestão que podem ajudar na missão de organizar as contas da empresa.

Uma delas é fazer um bom planejamento, ou seja, passar a planejar e estudar cada passo da empresa. Com isso, mesmo se acontecer algum problema o empresário vai conseguir achar a melhor solução, no menor tempo possível.

“Usar ferramentas financeiras pode auxiliar muito nessa tarefa e na gestão como um todo. Elas te ajudam a ter uma imagem real da situação da empresa, por meio dos registros financeiros. Algumas, como no caso da nossa, oferecida pela Via, possui indicadores bem fáceis de serem acompanhados, que deixam essa tarefa menos complicada”, diz Martins. O principal é acompanhar os resultados da empresa para avaliar o desempenho do negócio e fazer ajustes quando necessário. 

Sobre a Via

A Via é uma empresa de BPO (Business Process Outsourcing/terceirização de processos de negócio) dedicada a oferecer soluções em tecnologia e serviços para pequenas e médias empresas. Ela conta com uma plataforma de gestão de negócios, que tem como diferencial uma poderosa interface de indicadores, atendendo as necessidades dos mais diversos empreendedores. Localizada em São Paulo, a companhia atende todas as cidades do Brasil.

Para mais informações, acesse via.com.vc


Posts Recentes