• Novembro de 2017
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Vantagens Competitivas - Consiga Identificá-las na sua Empresa

Por Cláudio Raza


Muito se fala e se escreve a respeito das vantagens competitivas ou de diferencial competitivo das empresas.

Vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa agregar maior valor do que outras empresas no mesmo produto. Uma determinada empresa pode ter vantagem competitiva, ou não, sobre outra empresa que atue no mesmo mercado ou mesmo setor de negócios. Um exemplo de vantagem competitiva pode ser a ausência de concorrentes.

A vantagem competitiva procura isolar as características de oportunidades únicas de produtos-mercados que darão à empresa forte posição competitiva. Ela deve ser necessariamente apropriável, ou seja, deve ser capaz de reter para a empresa o valor agregado que criou. Uma vantagem competitiva forma a base para o sucesso corporativo. Fica evidente que o rumo mais adequado para a futura estratégia empresarial será aquele em que a empresa possa distinguir-se favoravelmente de suas concorrentes.

A busca da vantagem competitiva incentiva o desenvolvimento de competências distintas e direciona para otimização de custos de distribuição ou diferenciação de maior valor para o consumidor. Os indicadores de vantagem de posição são as habilidades de altas influências e recursos que fazem o máximo para reduzir custos ou criar valor ao cliente. Cada atividade na cadeia de valor de uma empresa é influenciada pelo efeito combinado destes indicadores (Porter 1985).

Mas você, pequeno empresário, consegue identificar na sua empresa quais são essas vantagens e está usando-as para melhorar seu negócio, para ter um diferencial de vantagem em relação aos seus concorrentes ou para se manter no mercado?

Vamos citar algumas vantagens que muitas empresas usam, independente de seu tamanho, que poderão ser de ajuda:

- A sua Marca é conhecida, você a destaca nos rótulos, nas embalagens, nas notas fiscais, nas correspondências internas e externas, nos envelopes, nos e-mails, nos veículos da empresa, e ela está devidamente registrada e nas categorias corretas.

- A Localização de sua empresa favorece a distribuição de seus produtos tanto por rodovias, como por portos, como por aeroportos, ou avenidas; favorece também o acesso de seus funcionários e dá a devida segurança.

- Seu Preço é o que os clientes desejam pagar ou é uma limitante para que você possa ampliar seu negócio.

- A Qualidade de seus produtos é reconhecida pelos clientes e consumidores ou é considerada “segunda linha” ou “carregação”.

- A Força de Venda é dedicada, conhece bem o produto e o mercado, está motivada e treinada, conhece as necessidades dos clientes ou é apenas “tirador de pedidos”.

- Os Pontos de Vendas são suficientes para atender o maior número de clientes, estão bem localizados, organizados e bem supridos.

- A sua Assistência Técnica é suficientemente ágil e poderá ser encontrada em todo território em que se vende o produto.

- A Garantia que cobre seus produtos é um atrativo ou está abaixo do que seus concorrentes oferecem.

- A rapidez na Entrega faz de sua empresa a primeira opção dos seus clientes e consumidores.

- Seu SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) está sempre disponível, seus atendentes são claros, objetivos e preparados para responder e solucionar problemas.

- Sua Rede de Distribuição dá a devida atenção aos seus produtos ou coloca outros concorrentes como prioritários.

- Sua empresa tem um Plano de Negócios para monitorar todo o trajeto, rentabilidade e viabilidade de seu produto.

- Tem também um Planejamento Estratégico, por mais simples que seja, para você corrigir rapidamente algo que não esteja ocorrendo como o planejado.

- Seus Funcionários estão Motivados e faz da empresa o seu próprio negócio, isto é, vestem a camisa, o boné e tudo que for necessário.

Vantagem Competitiva Sustentável é a capacidade de se manter a Vantagem Competitiva ao longo do tempo, a despeito de entradas no mercado ou de tentativas de imitação por concorrentes.

A melhor medida da sustentabilidade de uma vantagem competitiva é por quanto tempo uma empresa conseguirá desfrutar de uma lucratividade acima da média do mercado, ano a ano.

A estratégia competitiva preocupa-se com a posição da empresa em relação aos seus concorrentes no mercado escolhido; ela é o casamento das capacidades internas com os relacionamentos externos. Uma estratégia bem sucedida é baseada em fazer bem o que os concorrentes não podem, ou não podem prontamente, mas não em fazer o que eles podem ou já fizeram.


Cláudio Raza
Administrador de Empresas, Economista, Contador, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas para Negócio, Professor Universitário e com mais de 35 anos assessorando empresas.

Contato: c.raza@terra.com.br

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