• Setembro de 2017
Home / Artigos / Gestão

Domínio da Samsung no mundo dos smartphones Android pode estar perto do fim

Não faz muito tempo, a Samsung tornou-se a maior vendedora de smartphones do mundo, destronando gigantes como Nokia e BlackBerry. Atualmente tida por muitos como referência nos topos de linha com Android, a dona da linha Galaxy S parece que não vai ter um reinado muito longo. De acordo com as últimas pesquisas, a derrocada da sul-coreana pode ter começado há anos.

De acordo com as pesquisas reveladas pelo pesquisador Jan Dawson da empresa Jackdaw Research, as vendas dos smartphones da Samsung vem caindo drasticamente ano após ano. Do primeiro trimestre de 2012 até o segundo trimestre de 2014, testemunhamos uma queda livre no ritmo de crescimento de smartphones vendidos mundialmente. Desta feita, a sul-coreana tem tido um crescimento cada vez menor, período após período, até culminar na grande queda do último trimestre.

Esses números são bastante preocupantes para a Samsung. A marca só atingiu o patamar que possui hoje por ter conseguido vender a todas as camadas sociais, para os mais diversos tipos de clientes. Ter seus aparelhos nas mãos de muitos donos não apenas traz lucro como também fortalece o nome da empresa perante mercado e investidores.

Já comentamos as justificativas da sul-coreana pela baixa nas vendas. Segundo a própria Sammy, a concorrência forte no mercado de baixo e médio curto fez cair os seus lucros no setor. Lembramos, porém, que o seu atual topo de linha, o Galaxy S5, também não foi bem recebido pelo grande público.

Resta agora a Samsung fazer suas apostas com os próximos Galaxy Alpha e Galaxy Note 4 para tentar se recuperar, ou refrear, um pouco da sua drástica queda. O mercado, afinal, sempre precisa de competidores fortes para gerar concorrência, evolução e, principalmente, preços acessíveis ao cliente final.