• Novembro de 2017
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Atendimento ao Cliente

O dia do “Obrigaduuu”

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Por João Carlos Rego

        
Imagine se sua empresa não tivesse clientes, o que aconteceria? Sim, ela desapareceria, porque o cliente é o único responsável pela existência de todas as empresas e entidades, de todos os produtos e serviços, de todas as profissões e de todos os postos de trabalho do mundo. Sem clientes, ninguém sobrevive.
Sam Walton, fundador do Wal-Mart, a maior empresa de varejo do mundo, já dizia: “O cliente é tão importante que pode demitir todo mundo em uma empresa, desde o presidente até o mais humilde funcionário. Basta fazer uma única coisa: não comprar.”

Nos dias de hoje, de mercado global, concorrido, interativo e com imensas facilidades de comunicação, a importância da figura do cliente cresceu ainda mais, uma vez que, apenas com um celular ou notebook na mão, ele pode, praticamente, comprar qualquer coisa em qualquer lugar do mundo, sem necessidade de sair de onde está.

Tal qual a qualidade, que deixou de ser favor para tornar-se obrigação, atender bem deixou de ser um diferencial, pois isto é o mínimo que um cliente espera. Hoje, mais do que nunca, é preciso encantar o cliente em cada ponto de contato deste com a organização.
        
Para promover a disseminação desses conceitos, para enaltecer a figura do cliente e para prestar-lhe uma justa homenagem é que foi criado o "Dia do Cliente", comemorado em todo o Brasil no dia 15 de setembro; uma data especialmente concebida para dizer aquele “Muito obrigado, meu cliente, por escolher a minha marca, a minha empresa, o meu produto, o meu serviço”. A ideia é estreitar e fortalecer as relações comerciais.
        
Na verdade, todos os dias são, ou pelo menos deveriam ser “Dia do Cliente”, mas, infelizmente, na prática, não é o que se vê. Assim, comemorar anualmente o "Dia do Cliente", em 15 de setembro, é uma forma de reafirmar, nos demais 364 dias do ano, nosso compromisso de bem servir e de estar sempre bem preparado para o pleno atendimento das necessidades, desejos e anseios de nossos clientes.
        
Organizações de norte a sul do Brasil têm utilizado a data para realizar grandes promoções, campanhas especiais de venda, distribuição de brindes, eventos, decorações especiais, anúncios e campanhas publicitárias, ações de marketing conjuntas com parceiros e fornecedores, coquetéis, cafés da manhã, além de ações que utilizam mecanismos da internet.
        
E você, vai ficar fora dessa? O que sua empresa fará para dizer aquele “Obrigaduuu” para seus clientes no dia 15 de setembro?
        
Faça dessa homenagem e desse agradecimento um momento único. Surpreenda positivamente seus clientes. Reúna seus colaboradores e, junto com eles, planeje uma bela ação comemorativa. Isto motiva e integra a equipe. Transforme essa festa numa grande oportunidade de vendas, realizando uma promoção bem atrativa. Solte sua criatividade, seu entusiasmo e sua alegria. Deixe a indiferença para seus concorrentes.
        
A quem acreditar nesta proposta e festejar o "Dia do Cliente", só me resta deixar aqui, também, o meu "Obrigaduuu", desejando pleno sucesso nas comemorações.

Depois, conte para a gente o resultado.


João Carlos Rego é palestrante e criador do "Dia do Cliente". www.joaocarlosrego.com.br ou www.diadocliente.com.br.

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