• Setembro de 2017
Home / Artigos / Atendimento ao Cliente

Consumidores têm direito a 2 sacolas grátis em compras em SP

Os consumidores da capital paulista passaram a ter direito de receber gratuitamente até duas sacolas plásticas reutilizáveis dos supermercados – independentemente do valor dos produtos adquiridos. As demais sacolas poderão ser cobradas, mas somente pelo preço de custo, que deverá estar à disposição do consumidor.

A determinação é resultado de acordo entre Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon), e a Associação Paulista de Supermercados (Apas). O fornecimento gratuito das duas sacolas ocorrerá até o dia 10 de julho.

O acordo prevê a obrigatoriedade de os supermercados oferecerem a todos os consumidores que levarem ao supermercado as próprias sacolas, ou outro meio de acondicionamento dos produtos comprados, desconto acumulativo de R$ 0,03 a cada cinco itens adquiridos, ou a cada compra no valor de R$ 30. Os descontos serão oferecidos até o dia 10 de novembro.

Segundo o Procon, o objetivo do acordo é a conscientização dos consumidores sobre o uso das sacolas reutilizáveis. “Queremos informar ao consumidor sobre a importância de alterar o seu hábito de utilizar sacolas plásticas e, assim, incentivar o uso das sacolas retornáveis, de forma ajudar a preservação do meio ambiente e o consumo sustentável”, destacou, em nota, a fundação. Todos os estabelecimentos filiados a Apas participam do acordo.